Fórum | Dúvidas

Outros fóruns    Outros tópicos    Responder este tópico    Pesquisar    Rss    Chat

MEU MUNDO DE PERNAS PRO AR Imprimir mensagem

enviado por ANÔNIMO em 27/7/2010 15:48:29

Aspas

Com 17 anos fui fazer uma viagem de um ano para fora do país. Tinha a família perfeita: eramos em 3 irmãos, meus pais se amavam e viviamos felizes em nossa casa com nossos dois cachorros. Sempre conversei com todos, tentava ser simpática.. adorava dar festas em casa, mas mesmo assim nunca tive muitos amigos.. mas tinha ótimos amigos, todos presentes na minha vida... enfim, estava sendo a melhor época da minha vida.

Fui viajar e deu tudo certo. minhas expectativas nao foram todas correspondidas pois foi dificil me enturmar com os jovens americanos, mas foi uma ótima experiencia. dois meses antes de voltar pra casa recebi a noticia que minha mae havia falecido. depois de muito pensar e conversar decidi nao voltar pro Brasil, pois tinha viagens marcadas e ate minha irma viria me visitar. qdo retornei foi bem dificil olhar em volta e nao ver minha mae.. nao poder dar aquele abraço que eu sempre dava. o nosso mundo desmoronou, mas como nos amamos muito estamos levando. meu pai começou a frequentar uma psicologa, mas por um anti profissionalismo da parte dos dois acabaram se envolvendo. Só faz  7 meses da morte da minha mae e 5 que estou no brasil. pensar na hipotese de ver meu pai com outra mulher é uma tortura. ouvir suas conversas no telefone é pior ainda... se sentir trocada por uma filha da puta de uma psicologa entao..... Sinto um ódio, uma dor, uma angustia enorme cada vez que penso nisso. acho que nao tenho o direito de impedir o relacionamento dos dois, por isso nao estou sabendo lidar com a situaçao. o meu ralacionamento com meu pai só piora... nao sinto mais vontade de conversar com ele, muito menos de abraçar qdo ele esta em casa (isso quando ele esta em casa e nao esta trabalhando ou com essa mulherzinha). me sinto orfa de pai e mae. meus amigos tb me magoaram muito. todas as minhas expectativas de voltar pra casa virou um inferno.

Essa raiva e esse ciúmes que sinto é normal? ele fala que precisa de alguem, que tb esta sofrendo.. mas essa situaçao me faz o tratar mal, ser seca, ter raiva... tanta raiva que parece que meu coraçao vai explodir.

Eu sei.. eu estou aqui num site de psicologos e afins, mas cada vez que ouço essa palavra sinto odio. sinto odio de todos os psicologos. estou muito triste em ver como minha vida se transformou. isso foi mais um desabado pq eu sei que ng pode me ajudar. 

8
3,0

RE: MEU MUNDO DE PERNAS PRO AR Imprimir mensagem

enviado por Anônimo em 15/1/2006 18:27:49
Esta mensagem foi avaliada com 3,0 estrelas

Aspas

Oi,

Difícil responder uma pergunta de alguém que de ante-mão parece não querer ouvir as respostas, pois você diz odiar a todos os psicólogos e eu, como sou um profissional desta área também estou incluída neste grupo e o problema disto é que o ódio fecha as portas do diálogo, da compreensão, da reflexão e por aí vai, se consumindo e consumindo a quem sente.

A morte é a única coisa que temos certeza que irá acontecer a todos, mas mesmo assim, esperamos sermos poupados por ela. Só que isto não é possível e no momento em que ela cumpre o seu papel, normalmente vemos, que o nosso script ficou um momente de buraco. Ou seja, palavras que não foram ditas ou escutadas, seja de mágoa, de desculpas, de amor. Quais foram as palavras que você e sua mãe não tiveram tempo de trocar?

Pelo o que escreveu, você tem o hábito de visualizar como será o futuro, esperando que as coisas sejam de determinada forma e aí quando não são, aos poucos, as coisas vão se ajeitando. Foi assim com a viagem de intercâmbio, o problema foi que no retorno, o seu script está bem diferente, uma personagem importante está faltando, a sua mãe. E você tem que se adaptar a isto, aceitar. Aceitar que ela morreu e você estava nos EUA, que não houve tempo para o último adeus. Aceitar que você quis continuar com o script do intercâmbio e cumprí-lo até o fim. Aceitar que não foi você somente que perdeu a sua mãe, mas que seu pai perdeu a esposa, por exemplo, que sua mãe era importante para outras pessoas também.

Esta é a primeira fase do luto, a estranheza, a negação de que aquilo realmente ocorreu, pois os sonhos e as nossas fantasias sobre a vida foram cortadas, sem nos avisar previamente.

Me parece que você está vivendo o segundo estágio, o da raiva. Isto é, você está revoltada poruqe não tem como controlar uma realidade indesejada, a morte de sua mãe, o novo relacionamento do seu pai, a vida não ser como você imaginou aqui no Brasil. Geralmente a raiva se volta para alguém próximo, no seu caso, o pai, mas como sente-se culpada, também sente raiva do novo relacionamento  dele. O seu pai tem uma nova mulher e não uma nova mãe para você.

O terceiro estágio do luto é a tristeza, do pesar, da solidão, das lágrimas que nunca parecem ser suficientes e da compreensão que a morte é inalcançável para os vivos. É o mistério. Cada pessoa vai lidar com isto de uma determinada maneira, alguns estágios demoram mais para alguns do que para outros. O fato das pessoas não sentirem o luto conforme você espera não quer dizer que elas não sentem, que elas não sofram. O seu pai disse para você que ele está sofrendo, que ele precisa de alguém para dar conta disto e ele encontrou a maneira dele de lidar com isto. Não vou entrar no mérito da relação dele, pois a questão aqui é você e como está lidando com o seu luto e como está transferindo a sua dor para outras pessoas.  

Passando estas várias fases, que ás vezes, vão e volta, vem a aceitação. Já falei acima de algumas coisas que acho que você deve procurar aceitar e esta fase não se instala de uma hora para outra, temos que abrir espaço para o novo, reorganizar os espaços internos e externos, buscar novos interesses. Pois você está viva e isto é fruto do amor de sua mãe por você dentro do ciclo da vida. O amor vai existir sempre se você deixá-lo seguir o seu curso, aproveitando o que foi bom entre você e sua mãe, mas tem que aceitar que haverá situações que não acontecerão entre vocês duas. Mas, que você pode ainda ter laços com outras pessoas, que vão apoiar e cuidar de você, como o seu pai. E entre adultos, isto é fruto da escolha de cada um.

Sua mãe não queria morrer, assim como ela deseja a vida para você. Só que vivenciar isto será difícil enquanto você somente ficar com a raiva ao invés de aproveitar o legado que ela deixou, o amor por você. Ela não irá voltar, assim como a vida é feita de muitas pessoas e por isso não acontece exatamente como o nosso roteiro particular. Se aceite e aí, quem sabe, você poderá aceitar a vida naquilo que não podemos interferir.

Boa sorte!

--------------------------------------------------------
Kirlla Dornellas
Psicologia

5
1,0

enviado por EMERSON em 27/7/2010 16:08:32
Esta mensagem foi avaliada com 1,0 estrelas

Aspas

----
EMERSON ROCHA
Profissionais de Saúde/Outros
OLA DESCULPE MAS VOU TER QUE DIZER QUE VOCÊ SE ENGANOU !!

EU POSSO TE AJUDAR ,MEU NOME É EMERSON ROCHA E ESTOU AQUI PORQUE DEUS ME TROUXE PARA TE DIZER QUE ELE TÁ CUIDANDO DE VOCÊ ELE QUER MUDAR SUA VIDA .

OLHA VOCê NÃO SABE O TANTO QUE DEUS TE AMA ,ELE TE CHAMA HOJE ,ME TROUXE ATÉ AQUI PORQUE ESTÁ PREOCUPADO COM VOCê

VÁ ATÉ ELE ,ELE QUER TE MOSTRAR UM FUTURO LINDO QUE RESERVOU PARA VOCê ,NÃO FIQUE ASSIM, A VIDA É TÃO BOM VIVER

HÁ MOMENTO RUINS QUE PASSAMOS ,ISSO SERVE PARA QUE NOS POSSAMOS DAR VALOR ,E TAMBÉM CRESCER ..FOI DURO PRA VC PERDER SUA MÃE NEM IMAGINO POIS SÓ QUEM PASSA QUE SABE ..

EU PERDI MEU PAI ,TENHO 19 ANOS ,MAS DEUS ESTEVE COMIGO ,ONDE ELE ESTA ,TÁ MELHOR DO QUE EU ,ESTE MUNDO NÃOÉ PRA NÓS .SÓ COISA RUIM TEM AQUI

OUÇA A VOZ DE DEUS ,ELE QUER CUIDAR DE VOCÊ REALIZAR SEUS SONHOS ,NÃO SOU PSICOLOGO PQ A MINHA LUZ É A BIBLIA ..

NÃO ESTOU TE CHAMANDO PARA SER DE MINHA IGREJA ,DENOMINAÇÃO ,...ESTOU TE CHAMANDO PARA MUDAR DE VIDA ,SER FELIZZZZZZZZZZ...

me add pra conversarmos se quizer ...

emerson.gto@hotmail.com

EMERSON ROCHA

5
1,0

enviado por ELIEL em 1/1/2012 23:42:09
Esta mensagem foi avaliada com 1,0 estrelas

Aspas CURSO ON LINE DE COMO LIDAR COM DEPENDÊNCIA QUÍMICA:
      www.somentecristo.com.br
eliel.fc@fmail.com

Divulgue essa ferramenta de ajuda para quem precisa.

--
ELIEL FERREIRA DE CASTRO
Estudante/Outros

Assine a Newsletter